O aparelho respiratório é composto pelas vias respiratórias, pulmões e orgãos que auxiliam os movimentos respiratórios.
As vias respiratórios são compostos por: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos polmunares.
Os pulmões têm o do lado esquerdo e o do lado direito,o do lado esquerdo é composto por 2 lóbulos e o do lado direito por 3 lóbulos, ambos são revestidos por uma dupla membrana, o pleura - que é uma membrana lisa que permite movam suavemente em cada movimento respiratório, ajuda a que as duas membranas não se unam.
Vias Respiratórias:
Fossas Nasais - São dois orifícios, amolecem o ar e filtram-no. São revestidas por um tecido especial líquido - muco, a mucosa - por cima do muco estão os pêlos que filtram o ar que aquece antes de chegar aos alvéolos polmunares.
Faringe - É um orifício nas vias respiratórias, localiza-se no pescoço (ou seja, na cabeça). Faz a transição de dois aparelhos (respiratório e digestivo), tem uma membrana - epiglote - que quando engolimos vai para um lado e quando respiramos vai para outro (daí não conseguir-mos fazer as duas coisas ao mesmo tempo).
Laringe - existe para a comunicação. Tem cordas vocais - cartilagens que só funcionam no movimento de expiração.
Traqueia - É um tubo com cerca de 10 a 12 cm na fase adulta. Localiza-se na cavidade toráxica. Está revestida por numerosos aneis cartilagíneos que são abertos atrás devido ao esófago. Estes aneis que servem para dar estrutura à traqueia e estão presos por um ligamento. É musculada e revestida do CILOS.
Brônquios - Têm as paredes musculadas, têm aneis cartilagíneos, cilos(que provocam a tosse quando estão sujos) que são de mairo calibre, são ramificações das traqueias.
Bronquiolos -São ramificações dos brônquios, são iguais mas de menor calibre. Acabam nos sacos alveolares que contém alvéolos polmunares - onde se dá a troca gasosa.
O ar chega aos alveolos polmunares e bate e é obrigado a voltar para trás porque acaba ali.
Pulmões:
São dois orgãos independentes que estão castrados, são esponjosos e elásticos. O esquerdo é ligeiramente mais pequeno que o direito por causa do coração. Localizam-se na cavidade toráxica. Às divisões dos pulmões chamamos de LÓBULOS.
São revestidos por uma dupla membrana que contém um líquido pleural - que serve para lubrificar. Sem ele as paredes do pulmão colam-se e seria impossível respirar.
Capacidade - 6 litros de ar;
Temos 1,5 litros de ar de reserva nos pulmões;
No movimento de inspiração normal - 0,5 litros de ar, mas apenas 70% deste é que vai para as correntes sanguíneas.
Numa inspiração profunda - 4,5 litros de ar.
Ongãos que auxiliam o movimento de inspiração:
São aqueles que nos fazem inspirar e expirar.
São compostos por: Diafragma(divide a cavidade toráxica da abdominal). Costelas. Musculos Intersticiais.
Inspiração - Aumentar ao máximo a cavidade toráxica. O diafragma desce (contrai), crontaem os musculos intersticiais e as costelas vão para a frente.
Expiração - O diafragma relaxa e sobe, os musculos intersticiais relaxam, as costelas descem e deslocam-se para dentro.
Quem obriga o ar a sair é o Diafragma.
FISIOLOGIA:
- O ar que entra pelas fossas nasais é aquecido.
Difusão - As substâncias passam de zonas de maior concentração para zonas de menor concentração. O oxigénio passa para a corrente sanguínea através da difusão.
Osmose - As substâncias passam de zonas de menor concentração para zonas de maior concentração.