quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Paleontologia
(Fósseis)




Palontólogos - especialistas em fósseis.




Importância dos fósseis - são importantes para o estudo da evolução das espécies.




Fóssil - Resto ou vestígio de seres vivos que ficaram preservados nas rochas onde viveram (têm a mesma idade que a rocha).




Fossilização - Passagem de um ser vivo para fóssil.




Processo:

Ionofósseis - vestígios da actividade dos seres vivos (pegada, molde).

Tipos de fossilização:

Incrustação - Ocorre quando substancias trazidas pelas águas que se infiltram no subsolo e se depositam em torno do animal ou planta, revestindo-o, como por exemplo acontece em animais que morreram no interior de cavernas. Os materiais mais comuns são calcite, pirite, limonite e sílica.

Mineralização - Ocorre quando substâncias minerais são depositadas e cavidades existentes em osso e troncos. É assim que se forma a madeira petrificada.

Recristalização - Ocorre quando se dá um rearranjo da estrutura cristalina de um mineral, dando-lhe mais estabilidade, como por exemplo a transformação de aragonite em calcite.

Carbonificação - Ocorre em zonas pantanosas, as raízes caem, saem os componentes químicos (C, O, H, N), fica só o carbono que vai originar o carvão mineral.

Mumificação - Ocorre quando o ser vivo fica aprisionado em âmbar (resina) e ao gelo, o ser vivo conserva as suas partes moles, dando-nos informações preciosas à cerca do ser vivo.

Moldagem - Processo mais vulgar, resulta do preenchimento interno das partes duras do ser vivo por sedimento, ou a moldagem da parte externa das partes duras do ser vivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário